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Isso precisa acabar

Caixa de morangos: Lindos e grandes por cima, pequenos escondidos por baixo

Morangos grandes para atrair a atenção. Morangos pequenos escondidos e ocupando metade da embalagem.

O que precisa acabar é a promessa não cumprida. A expectativa gerada que depois da compra é frustrada. A venda de uma ilusão.

Sei que a venda de morangos dessa maneira não é novidade e todos já sabem o que vão encontrar, mas uso a imagem para fazer uma analogia a uma prática que precisa desaparecer. Quem a pratica, tende a desaparecer. O consumidor não está querendo "comprar" mais essa estratégia desonesta.

O consumidor exige transparência. Saber exatamente o que ele está comprando. E se for surpreendido precisa ser com algo positivo, que agregue mais valor do que ele previa. Aí sim! Ele valoriza ficar encantado!

Falando explicitamente de gestão de marcas, eu defendo que a honestidade genuína deve predominar no seu jeito de se relacionar. Mostrar sua essência, evidenciar sua origem (com storytelling ou não), abrir a casa e deixar "mexerem nas gavetas e abrirem a geladeira". Marcas já tem teto de vidro. Todas têm. Então é mais inteligente abrir as portas, não é?

Lógico, que se a casa não está arrumada, ninguém vai querer mostrar. Por isso é mandatório que as marcas não menosprezem sua organização interna, seus valores e princípios, seu jeito de fazer as coisas. Ah, sujeira debaixo do tapete não passará despercebida.

Considerando que a marca está com a "casa em ordem", ela pode e deve expressá-la em sua comunicação. De textos de embalagem a posts em redes sociais. Sem exagerar, perfeição não existe e só gera mais desconfiança.

O consumidor quer marcas autênticas. Ou seja, quer marcas verdadeiras e sinceras.O consumidor está cansado de marcas que prometem e não cumprem. E essa busca só evolui: ele almeja marcas que tenham os mesmos valores que ele. E, em um nível mais avançado, defendam as mesmas causas que ele. Normalmente, causas sociais e ambientais.

Autenticidade é melhor percebida quando a marca é distinta das demais. Quando a marca é notada por sua singularidade. Hoje está difícil "sair da paisagem", fazer-se notar em um mar de marcas e ofertas. Marcas com posicionamento, identidade visual e com comportamento/personalidade únicos e distintos ampliam seu potencial de serem notadas. Tipo sinal do Batman nos céus de Gotham City. Elas se tornam mais charmosas e os consumidores preferem se associar a elas, serem vistos com elas e não com marcas "bege", sem graça, sem qualquer apelo social, emocional, ambiental.

Quando a singularidade é autêntica e sua comunicação honesta sabe evidenciar todas as suas reais qualidades, a marca se destaca. Não basta ser autêntico é preciso parecer autêntico! Não deixe mensagens mal redigidas, textos hiperbólicos ou adjetivos inadequados sujarem sua imagem.

Cuide. Preserve. Autenticidade é um grande valor para sua marca, de mãos dadas com a reputação.

Essa construção é um esforço contínuo e focado e que não permite, em momento algum, caixas com morangos grandes em cima e pequeninos embaixo. Jamais. A menos que ela explique e justifique antes do momento da compra o porquê dessa acomodação dos morangos. Se ela for honesta e explicar - com justificativa aceitável pelo consumidor - sem problema. A honestidade em marcas, mesmo em falhas, é normalmente bem recebida e valoriza sua reputação.

Quem nunca ouviu alguma história de um produto com defeito cuja reclamação ao fabricante recebeu atenção e cuidado tão especial que o consumidor se converteu em defensor da marca? Virou fã da marca do produto logo após ter ficado tão insatisfeito a ponto de reclamar? A honestidade e a vontade genuína de resolver são cativantes, muito mais do que superlativos em chamadas de slogans. Pense nisso.

A caixinha de morangos me despertou a vontade de compartilhar esses pensamentos. Gosto de usar exemplos simples do dia a dia para falar sobre marcas, produtos, serviços e comportamento do consumidor. É meu estilo, meu jeito espontâneo e simples de falar sobre esses temas.

Meu jeito de falar sobre tudo. Minha autenticidade.

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