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Expectativa: a dose precisa ser certa

Sempre nos acompanha. Nunca chegamos zerados diante de nada. Um filme, um encontro, uma reunião, um livro, um produto, uma marca. Ela sempre está conosco. A tal da expectativa. Essa mocinha é alimentada por várias fontes:

  • Experiências anteriores.

  • Referências de outras pessoas.

  • Informações que acessamos.

  • Impactos que sofremos de mídias.

  • Nossa próprio jeito de ser e pensar.

  • E mais...

Se eu vou ao cinema assistir a um filme, provavelmente eu já o selecionei com base na minha expectativa de que deve ser bom. Posso gostar do diretor, ser tiete do ator principal, ter visto o trailer, lido um review, minha amiga gostou muito, o tema me interessa, e por aí vai. Ou seja, chego na sessão com a minha dose de expectativa formada pela soma de todos os itens acima..

Em marketing, a criação de um produto ou serviço tem como premissa básica atender (bem melhor se superar) a expectativa de seu público-alvo. Entender o que esse público espera, precisa, deseja, sonha é fundamental para que a experiência real com o produto - o momento do consumo - faça jus às expectativas que ele tem. E como ele forma essa expectativa?

1. O valor que ele vê naquele produto. O problema que ele vai resolver para ele. Pode ser uma bebida refrescante para matar a sede diante de um sol desértico, pode ser um lindo sapato de grife para causar em uma festa, um carro esportivo ou um prato de salada orgânica.

​2. As experiências que ele teve anteriormente com produtos equivalentes ou que resolveram o mesmo problema. Experiência com a marca detentora do produto em em outra ocasião.

3. A embalagem do produto ou as instalações físicas do serviço.

4. A reputação da marca ou do profissional de serviço.

5. A comunicação que a marca faz para divulgar o produto. As promessas, a linguagem, os benefícios, o status, a causa que ela transmite.

A gestão da expectativa é um dos grandes desafios do marketing.

O ideal é gerar expectativa na medida certa para impulsionar a compra e entregar além dela. SURPREENDER.

O momento da experiência com o produto / serviço deve ser melhor do que a expectativa. ENCANTAR

Quando acontece o empate: Expectativa = Experiência, o cliente fica satisfeito. Mas não gera tantos posts e recompras quanto os momentos UAU! Que legal! Melhor do que eu esperava.

Simples?

Não mesmo.

Vale a pena buscar ir além da satisfação?

Sem dúvida. Mas...

O que é ótimo hoje, amanhã é simplesmente bom. Sabe por quê?

A expectativa evoluiu e se tornou mais exigente após o encantamento.

É isso pessoal! Quem atua em marketing e inovação sabe bem disso. A evolução precisa ser constante, a experiência do cliente sempre acompanhada de perto com os óculos da gestão da expectativa.

Surpreender não depende de grandes investimentos. Depende de empatia, autenticidade e cuidado.

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