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24 questões antes de escolher o ponto de sua loja.




Conheci uma loja muito interessante. Bens de consumo na área da alimentação saudável. Sou público-alvo. Mas só a conheci porque sou curiosa. Inaugurou pouco tempo atrás. Pelo título do artigo vocês já podem imaginar, né?


O ponto é muito ruim... Ninguém passa a pé por ali. Sem visibilidade para quem passa de carro em uma via rápida que todos só devem olhar para a frente. Sem comunicação visual nas vias próximas. Fica em um conjunto comercial pequeno com estacionamento pago. Se fosse um outro tipo de categoria de produto, talvez a localização não fosse assim tão desastrosa. Como um salão de beleza. Um lugar que você sai de casa com esse propósito.

 

Os empresários, principalmente os pequenos e até mesmo os médios que não têm acesso ou simplesmente desconhecem ou menosprezam pesquisas e consultorias especializadas caem mais fácil na armadilha de um ponto quase bom. Normalmente, o aluguel tem um preço acessível, o prédio é novo, perto de sua casa, na região que gosta... e a tentação de deixar de lado alguns quesitos importantes acreditando (mais torcida do que convicção) que o restante vai compensar.


Gente, cuidado! Se as pessoas não entrarem na sua loja elas não vão sequer ter a chance de conhecer seus excelentes produtos/serviços, preços, promoções, atendimento, nada... e o tempo passa e as contas a pagar não dão moleza para até aguardar o cliente passar pela "soleira da porta".


Por isso, pensei em algumas quesitos que precisam considerados antes da decisão de escolher entre o ponto A e o ponto B, C, D, E...

Para ficar mais simples, dividi as perguntas em temas mais específicos:

1. CATEGORIA DE PRODUTO/SERVIÇO

1. Sua loja vende produtos e serviços que as pessoas procuram: a. todos os dias, b. algumas vezes na semana, c. uma vez por semana, d. 2 a 3 vezes no mês, e. 1 vez por mês, f. uma vez por ano, g. sem frequência definida: compra eventual - só quando surge a necessidade?

2. É um bem de consumo, bem durável, serviço?

3. O cliente tem baixo ou alto envolvimento na compra?

4. Como o cliente percebe o risco em errar ou ter problemas em comprar seu produto/serviço: baixo ou alto?

5. Sua categoria apresenta sazonalidade no dia, na semana, no ano?

2. PÚBLICO-ALVO

6. Você conhece o perfil do seu principal PÚBLICO-ALVO?

7. Que problema ele resolve com seu produto/serviço?

8. Seu mix de produtos/serviços está de acordo com os desejos dele?

9. Por que ele vai preferir a sua loja?

3. LOCALIZAÇÃO E ACESSO

10. Seu público-alvo mora, trabalha ou transita na região do ponto que você selecionou?

11. Ele passa a pé ou de carro / transporte público?

12.Tem estacionamento próprio?

13. Fácil de estacionar na rua?

14. Está do lado certo da rua/avenida?

15. A entrada da loja é bem visível?

16. A entrada da loja é convidativa?

17. Tem degraus para acessar a porta de entrada?

18. Está recuada da calçada?

19. Tem vitrine?

20. Cadeirantes e idosos conseguem entrar sem desconforto?

4. INTERIOR DA LOJA

21.Os produtos/serviços terão espaço adequado para serem expostos e vendidos?

22. Como você irá organizar as áreas necessárias para a jornada completa do cliente?

23. Você considerou o fluxo do cliente dentro da loja e mensurou espaço, tempo e eventuais gargalos?

24. Existe espaço para expansão de mix de produtos/serviços?

Você não entendeu o por quê de alguma pergunta?

Vou explorar mais esse assunto nos próximos artigos. Começando pela influência da categoria de produto/ serviço na escolha do ponto.

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