Só tem Kuat, pode ser?
Quem nunca ouviu esta pergunta quando pediu um guaraná mesmo sem especificar a marca? Não me lembro de terem me trazido KUAT sem confirmar antes, o garçon com aquela cara de Sinto muito mas só tem esse...*
Fraqueza da marca KUAT ou força da marca ANTARCTICA?
Talvez seja a combinação de ambas. O guaraná Antarctica foi lançado em 1921, o Kuat, em 1997. Ou seja, o Antarctica teve algumas décadas a mais para construir memórias e associações positivas na mente dos brasileiros. Lançado pela poderosa "The Coca cola Company, o KUAT sempre investiu em grandes campanhas, sempre estimulando a experimentação, desafiando, provocando os consumidores a "abrir a kbça", "experimente e renove-se"...
O mercado de refrigerantes vem encolhendo no Brasil (-8,9% no primeiro trimestre 2017**) com queda mais acentuada naqueles à base de cola (-6,6%) A outra categoria, refrigerantes não cola (-4,5), é liderada pelo Guaraná Antarctica (este com venda estável, sem queda) que vem aumentando sua participação no mercado.
Qual a mais recente tentativa da Coca cola Company para crescer nesse mercado e conseguir o que a marca KUAT nunca sequer se aproximou? A liderança desse mercado?
FANTA GUARANÁ. Uma marca com identidade forte para tentar ocupar o espaço planejado para o KUAT desde 1997... As duas marcas competirão no mesmo mercado. A primeira destinada a um público mais jovem, a outra, sinceramente não sei...
Bom, o que essa disputa nos faz refletir? A construção bem feita de uma marca pode manter-se por gerações. E nem sempre o poder econômico e de distribuição (vital no segmento de bebidas) é suficiente para impulsionar a venda de uma marca substituta à uma marca com experiência tão positiva como a marca GUARANÁ ANTARCTICA. Sei que o sabor também pode ter um componente importante neste caso. Mas será que ele justifica a diferença tão grande na preferência das pessoas?
Minha pergunta é: Será que os garçons vão continuar se justificando quando o Guaraná da casa não for o Antarctica? Será que vai rolar o : - Só tem FANTA GUARANÁ, pode ser?
*Não entendo como a estratégia de marketing da The Coca cola Company nunca conseguiu reverter esse discurso habitual em PDV's Brasil afora...
**Nielsen (https://www.datamark.com.br/noticias/2017/6/coca-cola-tenta-ganhar-espaco-em-guarana-229915/)