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Marketing. Todos acham que sabem o que é. A maioria acha que sabe fazer...

Não. Marketing não é simplesmente fazer "propaganda". Muito menos saber vender "gato por lebre". Não é "dourar a pílula"com metáforas bonitas e sacadas criativas para "fazer as pessoas comprarem o que não precisam"...

Sim. Comecei dizendo o que não é Marketing. Marketing é criar valor, atender necessidades e desejos, resolver problemas, trocar e relacionar-se - com lucro para ambas as partes -, é melhorar a vida das pessoas e das organizações, é progresso.

Desenvolver produtos e serviços pensando em quem vai utilizá-los, pesquisar o que as pessoas realmente precisam e anseiam, como de fato são os problemas que elas precisam resolver. Sim. Um novo carro e a seleção de suas opções é um problema. Tantas opções e condições... Um causa social e como ela vai cativar a adesão das pessoas também é um problema... Como um novo dispositivo de saúde vai despertar o interesse da sociedade e alcançar as regiões mais remotas e pobres é um outro problema... Perceberam que o marketing entre muito antes na estratégia? O marketing é estratégia. Não é simplesmente, o ponto final de um processo de criação e desenvolvimento quando alguém bate na porta do "departamento de marketing" e diz: - Galera, desenvolvemos esse produto, agora deixamos para vocês criarem a campanha de divulgação e lançamento!

Oi?

O marketing é o guardião do consumidor, do comprador, dos usuários. O marketing é o guardião da marca. O marketing precisa estar intrinsecamente envolvido na estratégia de qualquer organização. Lucro e reconhecimento só virão com clientes satisfeitos. E quem deve cuidar para que ele fique sempre acima disso - mais do que satisfeito - encantado, é o marketing. Despertar seu interesse e persuadi-lo a comprar são etapas intermediárias. Não são as únicas atribuições. Nem as primeiras. Nem as últimas.

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